sexta-feira, 11 de maio de 2007

Neoliberalismo: o mercado como princípio fundador, unificador e auto-regulador da sociedade

O texto apresenta dois modelos do capitalismo/liberalismo o concorrêncial que se caracteriza pela liberdade econômica, eficiência, qualidade e neoliberalismo de mercado, enquanto a segunda estatizante busca a igualdade e o social liberalismo. Essa segunda tendência foi evidenciado logo após a Segunda Guerra Mundial ressaltando a posição que apresenta de governo democrático. Enquanto na tendência Concorrêncial o governo tem uma posição minimalista e limitado, por outro lado.
Sendo assim a tendência estatizante teve como percussor os pensamentos de Rousseau, dando base ao social liberalismo pregando a liberdade e democracia, onde estado seria o responsável pelo bem social. Nas propostas do campo educacional e defendido que o acesso de todos ao ensino e por meio da universalização e todas as pessoas teria acesso á democracia e assim alcançariam um desenvolvimento pleno. Um exemplo desse ideal no Brasil foi a implantação de direitos trabalhistas como: Salário Mínimo, férias remuneradas, e aviso prévio. Como podem ser observadas as medidas tomadas garantem o bem estar social.
Por outro lado o paradigma da liberdade econômica da eficiência e da qualidade teve como percussor o modo de vida liberal-burguês. Esse se caracteriza pela relevância ao privado e acentuadas mudanças no mercado global que acirram a competitividade aumentando assim produção qualificada e a exclusão social, tendo em vista que esse modelo preza interesses individuais.
No campo educacional esses dois modelos estão presentes nos dia atuais, as escolas ou programas que seguem o modelo neoliberal produzindo mão de obra qualificada para o mercado, diferenciando somente nas oportunidades onde a tendência Concorrêncial priva a competitividade e uma boa qualificação para poucos e a Estatizante propõem uma educação universal e de qualidade.
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Os países principalmente periféricos seguem uma linha do Neoliberalismo de mercado, que se caracteriza principalmente no seu papel nos serviços essenciais como saúde, segurança e educação, se retiram do estado à obrigatoriedade de prestar um serviço de qualidade nesses campos abrindo para instituições privadas de oferecerem um serviço de qualidade. Um exemplo e o que relatado no documentário Un granito de arena onde a educação pública recebe investimento mínimo do Governo Mexicano obrigando aos pais de alunos a contribuir com serviços básicos de obrigação do Governo como pagamento de uma conta de luz, merenda e produtos para limpeza sucateando assim as escolas. Esse acontecimento e um entre muitos que vêm ocorrendo em paises periféricos à população e vista como “capital-humano” (expressão utilizada pelo presidente do México no documentário Un granito de arena) disponível em um grande mercado global.
Enquanto se priorizar o “capital-humano” em detrimento a uma maior competitividade de um mercado mundializado e ignorar aqueles que são excluídos desse sistema injusto torna-se impossível oferecer condições iguais e melhor qualidade de vida a todas as pessoas, políticas de assistencialismo utilizadas por muitos governos principalmente do nosso país para encobrir essa realidade da exclusão em breve serão inúteis perto do crescente número dos indivíduos que viveram a margem da sociedade.

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